Ne-Yo - Closer (2008) - Análise

Em 2008, foi realizado no estúdio independente Santa Clarita Studios, na Califórnia, o videoclipe da música Closer, do artista Ne-Yo. A música é um single de seu terceiro álbum, Year of the Gentleman. Vamos analisar o clipe dirigido por Melina Matsoukas (mesma diretora do clipe de Because of You, também do cantor Ne-Yo), entender curiosidades e ver fotos do making-of.

A intimidade por meio da luz, cores e som 

A luz branca nas grades do local escuro cria o efeito de luz dura (high key). O efeito torna as sombras mais evidentes, pois causa grande contraste entre elas e as luzes:


A iluminação nas grades também expressa movimento. As luzes se deslocam e piscam como se houvesse a agitação de uma balada, fator reforçado pelos beats rápidos da canção:


Melina Matsoukas nunca evidencia essa agitação mediante cores gritantes: predominam no clipe cores neutras (branco, preto e tons pastéis) para criar um clima mais reservado em prol da intimidade.

O preto evoca elegância e sofisticação, assim como em outros clipes do artista (Miss Independent e Because of You). Em Closer, essa cor também traz intimidade, pois no escuro as coisas se ocultam. Já dizia o Capital Inicial, em Quatro Vezes Você: o que você faz quando ninguém te vê fazendo?


O título da música se chama Closer, que significa "perto". É mesmo natural que o clipe evoque uma atmosfera de intimidade, até mesmo pelo teor da letra. Ne-Yo, referindo-se à mulher na canção, diz o seguinte: 

Apago as luzes desse lugar. E ela brilha como uma estrela.

Quando Ne-Yo começa a dizer isso, os beats cessam, o ritmo desacelera e as luzes se movem devagar. A agitação dá vez a uma atmosfera de aproximação e sedução. O tempo está parando para haver entrega, sem pressa. As luzes se apagam para a linguagem audiovisual dizer: "aqui, só existe eu e você":  


Quando a luz retorna, preenche o local e revela a figura feminina. Como canta Ne-Yo, ela brilha como uma estrela:


A função estética da moto, bem como a utilização de texto nas imagens não é o foco aqui. 

A intimidade por meio de enquadramentos e minimalismo

A partir do momento em que a figura feminina aparece, muitos são os quadros estreitos em que Ne-Yo e a mulher são filmados. Esses quadros são poderosas ferramentas para Melina Matsoukas reforçar a intimidade: em um quadro de espaço limitado, os elementos contracenando sensualmente parecem estar bem mais juntos.


O chamado big close-up, chamado também de primeiríssimo plano, é um tipo de enquadramento eficiente para estabelecer a intimidade. 


 Minimalismo

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem